Notícias

Edital de Inovação para a Indústria está com inscrições abertas

Startups e micro e pequenas empresas (PMEs) de base tecnológica estiveram na Firjan, em 21/01, para acompanhar o lançamento do Edital de Inovação para Indústria, na categoria C – Empreendedorismo Industrial/Inovação na Cadeia de Valor. As três chamadas do edital, pela Enel Green Power, Engie Energia e Ternium Brasil, reúnem um aporte de R$ 13 milhões para soluções nas áreas de sustentabilidade, bem-estar social, inteligência operacional e eficiência.

Por entender que a inovação é uma ferramenta para a competividade do setor produtivo, a Firjan tem incentivado a aproximação com startups. “A importância da inovação é, hoje, algo que não se discute mais. Não há outro caminho para as empresas se destacarem”, afirmou Flavio Dantas, diretor de Marketing e Negócios da federação.  Carlos Magno, gerente geral de Negócios da Firjan, completou: “A Firjan conta com ambientes educacional e de negócios, que envolvem os sete mil associados, o que nos traz posicionamento como um grande hub empresarial, trazendo iniciativas como o Edital de Inovação”.

Conheça os desafios apresentados pelas empresas

No encontro, em 21/01, as empresas apresentaram seus desafios e puderam esclarecer as dúvidas sobre o Edital. A Enel Green Power, um dos principais players de energia do país, está com inscrições abertas até 29/03. A empresa propõe três desafios. Um deles pede soluções para levar água potável a populações sem acesso a serviços de água tratada e esgoto. O outro diz respeito à diminuição de poeira em residências próximas a construções de usinas fotovoltaicas e eólicas. O terceiro pretende resolver a gestão de resíduos sólidos e promoção do melhor aproveitamento do lixo no Nordeste brasileiro.

“Buscamos ideias inovadoras e sustentáveis para solucionar desafios encontrados no desenvolvimento de nossos negócios, sempre atentos às necessidades das comunidades locais”, afirma Débora Pinho, responsável por Projetos de Sustentabilidade em Geração e Transmissão da Enel no Brasil.

A outra chamada é da Engie Energia, com inscrições até 31/03. Serão selecionadas startups que apresentem soluções aplicáveis e funcionais. Dos três desafios propostos, dois estão centrados no desenvolvimento de plataformas digitais (como formato de nuvem e big data) que permitam otimizar o consumo de energia, por meio de análise de perfil de consumo, inteligência operacional e diminuição de desperdícios. O terceiro pede um sistema para gestão da saúde e segurança do trabalho para reduzir a incidência de acidentes.

“Queremos promover o progresso harmonioso e temos na inovação e nas parcerias com startups pilares fundamentais para transformamos a relação das pessoas com a energia, para um mundo sustentável”, ressalta Maurício Bähr, CEO da ENGIE Brasil.

A terceira chamada é da Ternium, empresa especializada na produção e processamento de produtos em aço. Neste caso, as inscrições vão até 15/03. Serão selecionadas startups que apresentem soluções para três temas. O primeiro deles propõe que a startup desenvolva monitoramento online para garantias físico químicas das matérias-primas e solução automatizada para determinação de peso de materiais baseado no volume versus densidade.

O outro diz respeito à mobilidade com segurança e pede à startup que crie tecnologia para carros industriais autônomos de transporte de metal líquido nos processos siderúrgicos. E, por fim, uma solução para rastreamento e monitoramento online dos resíduos e coprodutos gerados no processo siderúrgico. “Estamos sempre em busca de novas tecnologias que aprimorem a segurança operacional, melhore a qualidade de trabalho dos nossos funcionários e promova inovação. Estamos animados com as novas ideias e soluções que podem surgir desse projeto”, conclui Marcelo Chara, presidente-executivo da Ternium.

Quer saber mais?

O Edital de Inovação para Indústria é realizado em parceria entre o SESI, SENAI e Sebrae, com foco em financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. As empresas selecionadas terão até 12 meses para desenvolverem os projetos. A próxima etapa é uma triagem online e depois uma ocorrerá uma fase de avaliação do plano de projeto. O resultado final sairá até maio.

“O lançamento na Firjan é uma oportunidade única para que as startups conheçam as empresas, tirem dúvidas e desenvolvam projetos incríveis para transformar a nossa indústria”, afirma Tami Vivas, coordenadora de Desenvolvimento de Negócios da federação.

Confira o regulamento completo de cada empresa.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.