Rotas Tecnológicas – Planejamento 2015-2020

O documento “Rotas Tecnológicas: planejamento 2015-2020” prospecta oportunidades, identifica demandas da indústria fluminense e contribui para a tomada de decisões sobre investimentos em tecnologia e inovação, facilitando uma postura de liderança tecnológica por parte das empresas do ramo. Afinal, o sucesso da gestão tecnológica depende muito das dimensões estratégicas, mercadológicas e organizacionais.

Ele utiliza o método Techonology Roadmapping (TRM), ferramenta surgida na Inglaterra e amplamente utilizada por empresas e instituições tecnológicas em todo o mundo. As Rotas Tecnológicas usam árvores de decisão para alinhar, dentro de um intervalo de tempo futuro, iniciativas de tecnologia e inovação, além de requisitos de competências tecnológicas e objetivos de produtos, processos e serviços.

O presente documento não visa prever avanços na ciência e na tecnologia, mas abordar inovações fundamentais nas empresas. Ele se aplica às quatro principais áreas de negócio do SENAI (Bioprocessos, Meio Ambiente, Metalurgia e Simulação), sendo uma ferramenta que ajuda a pensar sobre o caminho que sua empresa irá percorrer em consonância com as principais tendências tecnológicas e de mercado.