Publicações

Pesquisa e Diagnóstico das Práticas de Financiamento e Fomento para a Inovação no Estado do Rio de Janeiro


Uma maneira de se compreender a inovação é encará-la de forma sistêmica, considerando a influência de fatores diversos (sociais, econômicos e políticos) no processo inovativo. Um desses elementos engloba o financiamento e o fomento da inovação, que são o foco do presente documento.


Este “Panorama da Inovação” é fruto de diversas pesquisas realizadas ao longo de 2015 sobre a questão, em especial no que tange às agências públicas de fomento e levando-se em conta os casos que se aplicam às empresas fluminenses.


Conhecendo as dificuldades e os limites para a inovação, fica mais fácil elevar a competitividade e melhorar o ambiente de negócios no estado do Rio.

  • Pesquisa e Diagnóstico: PRÁTICAS DE FINANCIAMENTO E FOMENTO PARA A INOVAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2016

    Clique aqui para fazer o download.

    Download do PDF

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.