Notícias

Indústria 4.0: novos modelos de negócios são apresentados na Firjan

Os desafios e oportunidades da gestão empresarial com o avanço da indústria 4.0 foram debatidos no evento “Gestão da Inovação”, realizado pela Firjan IEL em 14/08. O seminário reuniu especialistas no assunto, que detalharam esse fenômeno e apresentaram como a empresa pode se reinventar e sustentar uma gestão nesse contexto de rápida transformação digital.

Allan Costa, cofundador da plataforma de Inovação AAA, definiu transformação digital como o uso da tecnologia para otimizar o desempenho dos processos e alterar o modo como se faz negócios. Robôs, simuladores, integração de sistemas, internet das coisas, segurança cibernética, computação em nuvem, impressão 3D, realidade aumentada e big data são algumas dessas tecnologias.

Nesse sentido, Arno Tomasini, vice-presidente de Operações, P&D e Importação/Exportação da Stihl Ferramentas Motorizadas, ressaltou que os empresários precisam decidir se querem apenas uma fábrica ou uma empresa 4.0: “É preciso digitalizar e otimizar apenas a produção ou todos os departamentos, como o RH? Esse é o primeiro ponto que o empresário tem que optar”.

IC-Arno-Tomasini_Vinicius-Magalhaes_6812.jpg
Arno Tomasini: empresas precisam decidir se querem uma fábrica ou uma empresa 4.0 | Foto: Vinícius Magalhães

 

De acordo com Gil Giardelli, web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, a economia da inteligência artificial (IA), como ele denominou esse novo momento, vai trazer à sociedade ganhos nunca vistos. “Com ela, novos modelos de negócios, baseados na necessidade humana e na experiência, estão sendo criados. Nas profissões de um futuro não muito distante, saber lidar com a IA será essencial”, informou.

Experiência do usuário
Arthur Igreja, cofundador da plataforma AAA, explicou como a inovação disruptiva e a economia compartilhada transformam a experiência do usuário, que ganha papel de destaque para uma empresa se manter no mercado.

“Muitos pensam, equivocadamente, que os negócios morrem por conta dessas inovações. Na verdade, negócios quase nunca morrem, o que muda é a forma como a empresa entregará aquela experiência ao usuário, que será aperfeiçoada com as novas ferramentas digitais”, explicou. Ele citou como exemplo a evolução da experiência de ouvir música: vinil, fita, CD, MP3 até chegar ao Spotify, que soluciona todos os problemas vivenciados anteriormente.

Já Allan Costa destacou o case da Netflix, que desenvolveu um modelo de negócios possibilitado pela escala alcançada com o advento da internet. “A Netflix tem escala mundial e sua principal fonte de renda é o modelo de assinaturas. Não tem propaganda, nem compromete a experiência do usuário; pelo contrário, permite que ele assista o que quiser, quando quiser e onde quiser”, apresentou.

O evento foi realizado pela Firjan IEL, a escola de negócios da indústria. Conheça mais o portfólio de cursos, workshops, palestras e ações que buscam inspirar as lideranças empresariais a vivenciarem métodos de governança e soluções de problemas para estimular o crescimento exponencial de seus negócios.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.