Firjan e Portugal estreitam laços e parcerias voltadas para indústria 4.0

A possibilidade de parcerias voltadas para a indústria 4.0 entre o estado do Rio e Portugal foram debatidas, em 25/09, em almoço oferecido pela Firjan a Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização do país europeu, vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Pela federação, participaram do encontro Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente; Márcio Fortes e Sergio Duarte, vice-presidentes; e o embaixador Frederico Cezar de Araújo, diretor Internacional da instituição.

Foram iniciadas conversas prevendo cooperação para incentivar a nova economia, as startups e a capacitação profissional para a indústria. Realizado na Casa Firjan, o encontro permitiu que Brilhante Dias conhecesse a nova unidade de Botafogo, que está voltada para essa temática.

Também foi foco da conversa a Web Summit 2018, maior conferência tecnológica do mundo, que acontece de 05 a 08/11, em Lisboa. O evento contará com uma missão de empresários locais, organizada pela Câmara de Comércio Brasil Portugal.

Segundo Frederico Araújo, as conversas terão continuidade, envolvendo a Firjan, a Câmara de Comércio e o Consulado Geral de Portugal, no Rio. “Identificamos várias similaridades na estratégia educacional e na ênfase à indústria 4.0. Essas parcerias serão ótimas para o estado e para o Brasil”, enfatizou o embaixador.

Fonte: Firjan