Final da olimpíada brasileira de games será na Casa Firjan

A Casa Firjan recebe neste sábado (3/11) a final da Game Jam+, olimpíada brasileira de desenvolvimento de jogos. A terceira e última etapa reúne 29 equipes finalistas de 14 cidades do Brasil para premiar os jogos nacionais em 5 categorias: Melhor jogo voto popular; Melhor jogo voto dos jurados; Melhor jogo mobile; Melhor jogo web; e Melhor jogo de impacto social com Unicef. O evento contará ainda palestras sobre gamificação para empresas e mercado de jogos no país. O evento é gratuito, das 15h às 19h. Confira a programação e se inscreva no site da Casa Firjan.

“Os games há muito tempo já deixaram de ser apenas entretenimento. A metodologia dos jogos, com recursos como desafios, troca de fases e recompensas, também têm sido adotada nos negócios. É uma tendência que já chegou em várias áreas de empresas como Recursos Humanos, Gestão de Processos, Vendas, Marketing e Inovação”, diz o gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto. “As dinâmicas de jogos contribuem para solucionar problemas, educar, engajar e motivar pessoas, por isso são tão importantes e estratégicas”, completa.

Economia criativa

A última edição do estudo Mapeamento da Indústria Criativa, da Firjan, lançado em 2016, aponta que a economia criativa gerou R$ 155,6 bilhões para o país, reunindo mais de 851 mil trabalhadores. Entre os estados, São Paulo e Rio de Janeiro se destacam no mercado de trabalho, com 328 mil profissionais paulistas e 99 mil trabalhadores fluminenses.

Um dos segmentos da indústria criativa, o setor de games tem apresentado resultados expressivos nos últimos anos. De acordo com o site Newzoo, em 2018, o mercado mundial de games chegará a uma receita de US$ 137,9 bilhões, sendo que 51% desse total virá de jogos para mobile (smartphones e tablets); 24% para web e 25% para consoles.

No Brasil, as receitas chegam a US$ 1,5 bilhão, com 75,7 milhões de jogadores. O site ainda revela que 50% dos homens e 51% das mulheres brasileiras jogam games para mobile, e que 83% dos jogadores, em todos os segmentos, consumiram algum tipo de bem virtual em seus jogos nos últimos seis meses. Entre 2012 e 2016, o mercado brasileiro de games cresceu 28,7%, e as projeções são de que cresça 16,5% entre 2017 e 2021.

“Nós precisamos fomentar a indústria nacional de economia criativa com novos jogos e empresas atuantes no setor”, diz Ian Rochlin, um dos idealizadores do evento.

“O potencial do mercado brasileiro é enorme, pois somos o quarto do mundo em consumo, mas apenas o 13º em desenvolvimento. Nós compramos mais do que produzimos e precisamos mudar isso. É por essa razão que cada vez mais temos que realizar eventos como a Game Jam Plus”, ressalta Ian Rochlin, um dos idealizadores do evento, sobre a importância da olimpíada para a indústria criativa brasileira.

“Nós precisamos fomentar a indústria nacional de economia criativa com novos jogos e empresas atuantes no setor. A ideia central da GJ+ é aliar esforços de diferentes polos desenvolvedores e mostrar a força do setor de games nacional, o potencial das desenvolvedoras e a qualidade dos jogos brasileiros”, conclui.

Fonte: Firjan