Notícias

Com a Game Jam+, Casa Firjan vira palco de fomento à indústria de games

A etapa final da Game Jam+, maratona nacional de desenvolvimento de jogos, que aconteceu na Casa Firjan em 03/11, reuniu 180 apaixonados pelo tema e interessados em fomentar essa indústria no país. O setor tem crescido exponencialmente e movimentado a economia criativa, com soluções para o desenvolvimento de diferentes estratégias nas áreas social, educacional, de treinamento, negócios e entretenimento. O evento incluiu palestras sobre metodologia de gamificação para empresas e mercado de jogos no país.

“Foi a primeira vez que abordamos essa temática na Casa Firjan, que oferece soluções criativas e inovadoras dentro dos desafios da nova economia. Por isso, se torna muito estratégica para nós essa aproximação com o setor”, ressalta Iuri Campos, analista de Projetos Especiais da unidade de Botafogo.

Segundo Ian Rochlin, um dos idealizadores do Game Jam+, o Brasil é o quarto mercado do mundo em consumo de games, mas apenas o 13º em desenvolvimento. “Nós compramos mais do que produzimos e precisamos mudar isso”, recomenda.

Estudantes da Firjan SENAI participaram da competição e especialistas da instituição contaram suas experiências. Para a federação, os games estão inseridos como macrotendência educacional, sendo aplicados do ensino básico, como no programa Firjan SESI Matemática, ao ensino profissional.

Games nos cursos da Firjan SENAI

“Trazemos elementos desse universo digital para facilitar o processo de aprendizagem. Temos um mix de estratégias, disponíveis através da plataforma Educabox, onde colocamos todos os recursos próprios e dos instrutores para que o professor possa preparar sua ação docente”, conta Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.

Um dos exemplos foi o game com realidade virtual aplicado na capacitação sobre Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade. A ideia nasceu de um projeto integrador com os alunos do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, da própria Firjan SENAI, que foi encampado pela instituição em 2017.

“Está dando tão certo que começamos a produzir a segunda fase do jogo. Percebe-se claramente o resultado. O profissional treina em ambiente seguro, desenvolvendo suas atividades normais e, caso algo dê errado, ele se acidenta apenas virtualmente, aprendendo como se fosse na prática”, destaca Fonseca.

 

ic_game-jam-2_Fabiano-Veneza.jpg
Público interessado no fomento à indústria dos games no Brasil compareceu à Casa Firjan | Foto: Fabiano Veneza

 

Relação de jogos premiados na Game Jam+

Prêmio Inovação: Fungi – Natal

Melhor Arte: Cute Army Savior – Porto Alegre

Melhor Narrativa: Ghostein – Belém

Melhor Áudio: Cute Army Savior – Porto Alegre

Melhor Game Design: Fungi – Natal

 

Categorias extras

Melhor jogo Web: Agatha’s Escape – Brasília

Melhor jogo Mobile:- Agatha’s Escape – Brasília

Melhor jogo de impacto social (Categoria em parceria com a UNICEF): One Dollar – São Paulo

 

Categorias da Game Jam+

1º Lugar por Voto Popular: Sailor Saviors – Curitiba

2º Lugar por Voto Popular: Cute Army Savior – Porto Alegre

3º Lugar por Voto Popular: Fungi – Natal

1º Lugar por Voto dos Jurados: Cute Army Savior – Porto Alegre

2º Lugar por Voto dos Jurados: Fungi – Natal

3º Lugar por Voto dos Jurados: Madway to Heaven – Brasília

 

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.