Benefícios para associados do Sinditec

REPRESENTATIVIDADE

Defesa de interesses

Ações junto ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, principalmente nas áreas tributária, trabalhista, de infraestrutura e logística, como a redução de impostos que oneram ainda mais a atividade industrial fluminense e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

Conheça resultados importantes para o setor de TIC:

• Revogação da liminar que proibia a concessão de incentivos fiscais no estado do Rio de Janeiro e a proibição de concessão, renovação ou ampliação de incentivos fiscais por dois anos, contida na Lei 7.495/2016;
  • Aprovação do Programa de Regularização Tributária – permissão de pagamento à vista ou parcelado de débitos tributários federais;
  • Prevalência do acordo coletivo frente aos pisos salariais;
  • Aprovação de medidas que flexibilizam a Norma Regulamentadora 12, que trata de segurança no uso de máquinas e equipamentos;
  • Regulamentação mais simplificada para micro e pequenas empresas;
  • Revogação da Taxa Única Trimestral de Serviços Tributários da Receita Estadual, que incidia sobre todas as empresas contribuintes de ICMS;
  • Minimização dos impactos do Bloco K do Sped Fiscal e do e-Social, com a prorrogação de prazos de vigência e abrangência das obrigações;
  • Simplificação do processo de licenciamento ambiental para empreendimentos de baixo risco;
  • Atuação contra a Lei 7524/2017 do estado do Rio, que obriga o registro em delegacia de polícia de qualquer acidente de trabalho ocorrido nas empresas, com a apresentação de Ação Direta de Inconstitucionalidade pela CNI;
  • Ampliação da legislação de pune e coíbe o roubo de cargas, com atuação no processo legislativo da Lei nº 7.586/17, que proíbe a comercialização de aparelhos usados para inibir sinais de rastreadores.

COMPETITIVIDADE

Programa Benefícios Estendidos
Condições especiais para a compra de produtos e para a contratação de serviços de empresas parceiras do Sistema FIRJAN, como veículos para renovação de frota e software emissor de nota fiscal eletrônica.

Encontros de negócios
Ótimas oportunidades para conhecer fornecedores e compradores, gerando novos negócios, networking e parcerias.

Eventos técnicos

Palestras, workshops e seminários com informações setoriais relevantes para as empresas, como Giro TIC, Conexão TIC e Future TIC.

Informações Internacionais

Informações obtidas a partir de pesquisas realizadas no exterior. Fique por dentro de tendências de mercado, modelos de negócios, inovações e equipamentos.

Capacitação profissional
Cursos do SENAI em diversas modalidades: iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e cursos técnicos. O SINDITEC disponibiliza vagas gratuitas em cursos para o setor de TI e Telecom.

Educação executiva
Destinado aos empresários, executivos e líderes, os cursos do Programa de Educação Executiva do IEL apresentam os modelos de gestão praticados por empresas de referência, de forma objetiva e moderna. São cursos de curta e média duração, onde associados têm descontos no valor da inscrição.

Suporte e informação para linhas de crédito e programas de financiamento
Apoio e orientação qualificada para captação de recursos destinados à aquisição de máquinas e equipamentos junto a instituições de fomento. Além desta assessoria, o Sistema FIRJAN possui um posto de informações do BNDES. O serviço é gratuito e presta informações e orientações sobre as políticas e formas de atuação do órgão.

Atestado de não similaridade

Desconto e agilidade na emissão do documento exigido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro para geração de benefícios fiscais relacionados ao ICMS sobre a operação de importação ou aquisição interestadual.

Assessoria jurídica
Consultoria nas áreas Cível, Trabalhista, Tributária, Empresarial, Legislativa, Ambiental e de Propriedade Intelectual.

Assessoria em Meio Ambiente
Aconselhamento técnico sobre gestão, boas práticas e legislação.

Assessoria de Responsabilidade Social
Contribui com as empresas fluminenses na elaboração de métodos, processos e ferramentas de melhoria da gestão, levando em conta os fatores sociais, econômicos e ambientais. Estímulo e apoio técnico às empresas no desenvolvimento de projetos sociais próprios e na implementação de programas dessa área criados pelo Sistema FIRJAN e pelo Departamento Nacional do SESI.

Inovação
Assessoria e orientação empresarial qualificada em temas ligados à gestão do processo de inovação, como captação de recursos por meio de serviços de engenharia financeira, gestão da propriedade intelectual. As empresas também contam com o Laboratório Aberto SENAI, com equipamentos de ponta e novas tecnologias.

Assessoria em negócios internacionais

Incorpora todas as áreas de promoção de negócios internacionais: investimento, transferência de tecnologia, importação e exportação, ações orientadas para a inteligência e defesa comercial, capacitação, disseminação de informações e serviços que facilitam a prática do comércio exterior.

Ata Carnet

Agilidade na emissão do Ata Carnet, espécie de passaporte aduaneiro internacional de mercadorias. Com o Ata, é possível exportar e importar produtos temporariamente com isenção de impostos de maneira fácil, ágil e segura. O documento permite que itens como amostras comerciais, bens utilizados em exposições, feiras e congressos, bem como equipamentos profissionais possam entrar e sair, temporariamente, de mais de 74 países.

Demanda legal

Institutos de tecnologia, infraestrutura de ponta e corpo técnico altamente qualificado para sua empresa ficar em dia com as exigências da legislação nas áreas de bioprocessos, educação profissional (eletricidade, logística e segurança do trabalho), meio ambiente e responsabilidade social.

PRODUTIVIDADE

Empresa mais produtiva

Uma série de produtos e serviços do Sistema FIRJAN que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

NR-12 – Diagnóstico e plano de adequação à norma regulamentadora

Orientação e assessoria do SENAI para proporcionar mais segurança aos operadores de máquinas e equipamentos das empresas, por meio da utilização de dispositivos de proteção que impedem o trabalhador de ter acesso a perigos que possam existir nas máquinas com as quais trabalham. As informações coletadas são o ponto de partida para a elaboração do plano, que identifica, analisa e prioriza os riscos de cada máquina, possibilitando um cronograma de ações com etapas, tarefas, responsáveis e prazos.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Conjunto de ações conduzidas pelo SESI auxiliam as empresas a cumprir os requisitos obrigatórios estabelecidos pela NR-7 com o objetivo de promover e preservar a dos trabalhadores das empresas.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Programa conduzido pelo SESI auxilia as empresas no atendimento aos requisitos da NR-9, que busca preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores por meio das fases de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ambientais de risco existentes no ambiente de trabalho.

QUALIDADE DE VIDA

Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Programas do SESI voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

Atendimento médico
Condições especiais para atendimento no SESI de trabalhadores das empresas associadas: consultas, exames e programas integrados nas áreas de medicina, odontologia e esporte. Além de check-ups para executivos.

Campanhas de vacinação

Condições especiais para a aquisição de vacinas para imunização de funcionários contra doenças que podem reduzir a produtividade das empresas associadas.

Lazer
O SESI possui uma estrutura de esporte e lazer completa e diversificada para os trabalhadores e suas famílias, da qual os associados do SINDITEC usufruem com tarifas diferenciadas.

Para obter mais informações sobre os serviços, ligue para 0800 0231 231 ou 4002-0231.

Clique aqui para se associar